26 de julho de 2019

O Brasileiro e os jogos de Futebol!


Salve Caixistas e Salve boleiros em geral! Ontem fiquei muito animado com o anúncio da Konami em relação ao PES 2020. O novo PES terá pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da Série B, contendo diversos times do nosso futebol. Há algum tempo a Konami já vem investindo em times Brasileiros e da América do Sul, acredito que somos um mercado grande e ainda apaixonado por esse tipo de jogo. Fico feliz com essas notícias e com certeza fiquei animado o suficiente para voltar a jogar o clássico PES, visto que nos últimos anos acabei migrando para o FIFA, da EA.

Nos últimos anos a franquia da EA tem dominado o mercado, quem aí não tem um amigo que migrou para os consoles da nova geração só pra jogar FIFA? O jogo é muito querido no Brasil e hoje domina o mercado, mas nem sempre foi assim! No passado a Konami e seus jogos de futebol tiveram um papel crucial para o desenvolvimento desse gênero no mercado e encantou Brasileiros apaixonados pelo esporte com grandes jogos que marcaram nossas jogatinas no passado! E é por isso que fico feliz de voltar ao PES e estou empolgado, acredito que o investimento no mercado brasileiro possa trazer um excelente retorno para a franquia!

Vou relembrar agora alguns jogos de futebol que marcaram a minha história como Gamer, este não é um post sobre a história dos jogos de futebol, não estarão todos aqui... este é um post sobre a MINHA história com jogos de futebol, e acredito que o caminho que tracei por este gênero pode ser parecido com o de muitos amantes do futebol eletrônico, vamos ver!


O primeiro jogo legal mesmo de futebol que eu tenho na minha memória é o World Cup 92 da Tecmo para o Mega Drive. Antes dele tivemos outros jogos, claro, eu mesmo joguei aquele futebol do Atari onde os jogadores pareciam carangueijos! Mas este aqui foi o primeiro que realmente gostei! Lembro que você escolhia a sua seleção (Brasil no meu caso) e avançava pela Copa, que aliás, nem teve Copa em 92! Cada partida tinha uma musiquinha legal tocando e a medida que você avançava as partidas iam ficando mais difíceis! Dava pra jogar de 2 também e lembro de ter jogado várias partidas com amigos e até com meus tios, que ficavam impressionados com a realidade do jogo!

Os jogadores eram praticamente iguais no campo e não tinham nomes, mas na nossa imaginação era a seleção Brasileira que estava ali de verdade! Divertido demais, procurei pra jogar aqui no meu Arcade mas não achei a ROM, infelizmente.


Ainda na geração 16 bits, tivemos o Super Copa para o Super Nintendo. Esse jogo tinha uma câmera diferente do que estávamos acostumados, porém a jogabilidade não era tão legal assim. No início a sensação de estar jogando em 3D era legal, mas o jogo acabava enjoando rápido. Eu pelo menos não gostava tanto, mas era uma opção agradável que tinha para o Super Nintendo.


A falta de um grande jogo de futebol no SNES logo foi suprida com excelência! A Konami atacava com seu incrível International Superstar Soccer, o jogo definitivo do gênero naquela época. Não tinha pra ninguém, ISSS tinha uma jogabilidade simples, precisa, rápida e viciante! Os times não tinham escalações reais, mas os jogadores do jogo marcaram toda uma geração! Quem não tem Alejjo como ídolo até hoje? E o goleador Alemão Sieke? Entre outros...

Um jogo que realmente foi marcante e fortaleceu de mais a base de fãs de jogos de futebol! O jogo tinha vários modos! Tinha copa, liga, o modo scenario que recriava alguns momentos difíceis onde você tinha que vencer jogos tensos. E claro, tinha como jogar de 2 e criar rachas incríveis com os amigos.

O jogo teve uma segunda versão Deluxe, ainda melhor, e com edição de uniformes que era muito legal de fazer! E também nessa época tivemos a ação da pirataria no mercado que possibilitou trazer cópias paralelas do jogo com o Campeonato Brasileiro! Pela primeira vez podíamos jogar com os times nacionais, recriados com uniforme e escalações da época. Quem aí não lembra do narrador falando "Campeonato Brasileiro" na introdução do jogo? Aliás, falando em narrador, ISSS foi o primeiro jogo em que os narradores apareciam, era fantástico!


Mas e o famosos FIFA? Bom, eu pessoalmente não conseguia ser fã da franquia nessa época. No Super Nintendo tinha o Fifa International Soccer, que recriava os campeonatos lá de 1994. Eu não gostava da câmera e nem da jogabilidade, apesar de ter times reais o jogo não conseguia chamar a minha atenção. O primeiro FIFA que joguei e gostei foi o 96, para PC. Ali já tinha opções de configurar as câmeras e a jogabilidade não era tão ruim, mas ficava atrás do International Super Star Soccer da Konami.

Em FIFA 97 tivemos grandes mudanças e os jogos já eram em 3D de fato, mas apesar dos gráficos bonitos a jogabilidade também não me encantava. A franquia FIFA tinha jogos lançados todos os anos e foi evoluindo e conquistando fãs ao longo desse período todo. Nos anos de Copa as versões especiais da competição também ajudavam a popularizar a franquia, joguei todos os FIFA de Copa desde o 1998, e era legal, geralmente vem com estádios reais, hinos, seleções, tudo pra trazer o clima da Copa pra gente!

Em 2017 apenas foi quando migrei de vez para o FIFA, sendo na minha opinião, inegável sua superioridade em relação ao PES. Mas a versão 2019 já não me encantou tanto assim e já em 2019 achei a jogabilidade do PES atraente. Bom, mas vamos voltar ao passado novamente...


Após a geração 16 bits, a Konami continuava a dominar o mercado. International Superstar Soccer continuava ganhando novas versões para o Nintendo 64! Agora o jogo era 3D, com uma jogabilidade ainda mais realista e um visual fantástico para a época, foi um salto gráfico enorme em relação as versões do SNES. Aqui também tivemos algumas versões alternativas com o Campeonato Brasileiro!

A versão que mais me marcou foi a 98, lembro que ganhei de presente no lançamento e joguei demais esse cartucho no meu Nintendo 64! E a capa com Valderrama era um show a parte! Grande jogador de uma grande geração Colombiana!


Do Nintendo 64, migrei para o Playstation. E acredito que foi nessa época que a Konami se consolidou de vez para dominar os jogos de futebol! O Playstation logo se popularizou no Brasil de forma impressionante, ajudado pela pirataria que trazia jogos baratos ao alcance do que podíamos comprar. E chegou a franquia Winning Eleven, com uma jogabilidade ainda mais realista do que a do ISSS do Nintendo 64! A Medida que os novos jogos iam sendo lançados, os gráficos e a jogabilidade iam melhorando. Lembro de ter jogado demais o WE 4! O ponto forte da franquia eram os gráficos e a representação realística de jogadores e uniformes, excelentes para a época.

Nessa época eu só jogava FIFA nos anos de Copa mesmo, WE era infinitamente superior aos jogos da EA! Muito mais real e divertido.

E o reinado da Konami continuou quando a sexta geração de consoles chegou. No Playstation 2 tivemos diversos jogos da franquia, com direito a muitas versões alternativas que traziam o Campeonato Brasileiro e e Campeonatos Europeus com times reais. Foi nessa época que nasceu também o Pro Evolution Soccer, a versão ocidental de Winning Eleven que acabaou se popularizando e extinguindo mais tarde a marca japonesa. Hoje só temos o PES, tanto no ocidente como no oriente.


PES foi crescendo, melhorando, chegou a sétima geração trazendo gráficos ainda mais realísticos. O problema do jogo eram as licenças, geralmente o jogo vinha com muitos times e escalações fictícias e nos tempos atuais isso já não é visto com bons olhos pelos jogadores, diferente dos tempos em que nos divertíamos com Allejo e compania! Na minha opinião PES teve seu apogeu em 2013, com uma versão que trazia a La Liga na integra e as licenças da UEFA Champions League. A Konami trouxe até mesmo a Copa Libertadores da América licenciada, começando uma investida no mercado sulamericano e tentando fortalecer a franquia.

Mas nós sabemos como foi o desfecho. Hoje em dia FIFA tem a licença da Champions e da maioria dos times, e a Konami tenta manter PES vivo, porém a grande maioria de seus fãs migrou para o FIFA. Será que em 2020, com uma nova investida no mercado Sulamericano e principalmente o Brasileiro, a Konami consegue recuperar o fôlego de sua franquia de futebol?

Eu como antigo fã dos jogos de futebol da Konami, darei uma nova chance ao PES e espero não me decepcionar!

Espero que tenham gostado do post e contem aí um pouco como foi a história de vocês com jogos de futebol!

Por Paulo Recco