Já chegamos na metade deste ano de 2017, tá muito cedo pra falar em "jogo do ano" ainda, e pra falar a verdade to meio que cagando e andando pra quem vai ganhar esse "prêmio". O que importa mesmo é saber quais foram os grandes jogos lançados, pra gente poder jogar todos e não deixar nenhum grande título pra trás. E até agora, quais foram os grandes títulos lançados nesse ano? Vou listar alguns jogos que EU joguei e que me impressionaram ao ponto de serem citados aqui. Uma curiosidade legal é que vocês vão perceber que vai ter bastante jogo indie na lista, há alguns anos eu torcia a cara pra esse tipo de jogo, não por não apoiar este tipo de iniciativa mas sim por falta de tempo mesmo... priorizava sempre jogar os AAA no pouco tempo que tinha pra fazer isso.
Agora estou com mais tempo então? Não, pelo contrário, o tempo pra poder desfrutar deste meu lazer favorito que é jogar diminui a medida que as responsabilidades na vida aumentam, cada vez sobra menos. Mas mesmo assim hoje em dia sobra tempo pros Indies, tem muito indie por aí que é uma maravilha, deixa os AAA fodões pra trás, e é por isso que hoje eu tenho sim tempo pra esses jogos.
Vamos agora relembrar os grandes jogos desse ano até agora, e se ficou algum de fora da lista é por que eu não joguei mesmo, então se você jogou alguma coisa que acha que mereça estar destacado também, deixa nos comentários e ajuda a comunidade a jogar jogos de qualidade!
Halo Wars 2
Como fã de Halo, peguei esse logo no seu lançamento. O jogo é um RTS muito simples de jogar, tem uma ótima campanha que faz parte do arco da história principal de Halo e se você gosta do universo da franquia deve jogar pelo menos pra conhecer a história. Falo isso por quê nem todos gostam de RTS, é um gênero de nicho. Pra quem gosta, Halo Wars 2 é um grande jogo, tem vários modos e um multiplayer viciante que deve prender o jogador por um longo tempo, isso já faz valer o gasto com o jogo.
Resident Evil 7
A maior franquia da capcom foi revitalizada, voltou a focar no terror e em assustar o jogador o tempo todo. No início você pode estranhar e achar até que forçaram a barra, pois não parece que você está jogando um resident... mas a medida que avança vai perceber que ele é Resident sim, e que é um grande jogo! A campanha é muito boa, tem dois finais diferentes e você vai querer fazer os dois. Excelente jogo, e a franquia promete renascer com força total!
Rise & Shine
Todo mundo louco pra jogar Cuphead? Se sim, não precida esperar até setembro pra se divertir com um excelente shooter 2D, você pode fazer isso agora com esse jogo aqui! Um excelente jogo de tiro, com progressão lateral, alguns puzzles, muita ação e difculdade elevada, tudo isso com muito humor e muitos, mas muitos easter eggs de outros jogos famosos como: Mario, Zelda, Metal Gear... tem easter egg de filmes também, até o Rambo eu achei no meio da história. Vale a pena, e é exclusivo da caixa.
Injustice 2
Até agora meu jogo favorito de luta na geração era Killer Instinct, bom, acho que continua sendo. Mas Injustice 2 chega com o pé no peito, o ponto forte são os personagens: Os heróis e vilões da DC. O jogo tem uma campanha com história cinemática, coisa que o Ed Boom tá sabendo fazer melhor do que qualquer outro jogo de luta. A história é legal e supera a do primeiro jogo de longe! Além disso o jogo tem muitos modos, seja single ou multi, quem gosta dos heróis da DC e de jogos de luta vai ficar preso nesse jogo por um bom tempo!
Rime
Um indie fabuloso, lembra Abzû e dizem até que lembra o The Last Guardian do playsterco, mas não joguei ele então não tenho como comparar. O que importa é que Rime é fantástico! Você explora grandes e lindos cenários, precisa resolver vários puzzles, que as vezes são complicados mas nada que deixe você preso por muito tempo, então a progressão do jogo vai de boa. A trilha sonora é incrível e você depende muito dela pra progredir, a medida que a música vai mudando você saberá se está no caminho certo ou não! Não tem mini mapa nem marcações pra te guiar, mas o jogo é tão intuitivo que você jamais se perderá, a não ser que seja um noobão mesmo! Esse pra mim foi o melhor jogo que joguei de 2017 até agora, sem exagero!
Little Nightmares
Jogo de plataforma 2D, cheio de puzzles e com uma ambientação bem pesada. Você controla um menino (a) de capa amarela (Não consegui definir se é homi ou muié), sem poderes, sem armas... o negócio é se esconder e ir avançando pelos cenários sem ser detectado, senão já era! No caminho vai encontrar muitos "vilões" bizonhos... tem os Gordão Mocorongos, o Zé da mão, o Zé carniça... Adorei esse jogo também! Ele é curto, mas tem um bom replay!
Yooka - Laylee
Muita gente falando que o jogo não "vingou", mas nem jogaram pra saber. Não fique indo na onda de notas ou de youtuber que nem pêlo na cara tem pra achar que sabe julgar um jogo. E se julgou deixa julgar, pois cada um tem o seu direito de opinar e dizer o que é bom ou não, mas não vá na opinião dos outros! Jogue e tire sua própria conclusão! Se você gostou de Banjo-Kazooie, vai gostar sim desse aqui, ele é idêntico, tem as mesmas mecânicas, foi apenas atualizado pelo tempo e ganhou um visual mais bonitão. Os gráficos não são as mil maravilhas mas são o suficiente pra deixar o jogo bonito e interessante. A trilha é boa demais e lembra Banjo o tempo todo, seja nas músicas ou nos diálogos dos personagens! Os controles são simples e fáceis de executar, o jogo é muito gostoso de jogar.
Air Guitar Warrior
Esse foi um dos últimos que eu joguei, peguei a versão gamepad, que possibilita você jogar no controle! Mas o jogo foi criado originalmente pra ser jogado no Kinect! Você assume o papel de um metaleiro e com a sua guitarra sai montando em tubarões, águias, dinossauros e etc. É um rail shooter 2d, mas não basta apertar o botão e atirar, você precisa manter o ritmo e fazer os solos de guitarra corretamente pra poder atacar e detonar os inimigos. O jogo tem diversos chefes, termina rápido, mas é divertido pra caramba e vale o dinheiro gasto! Se você curte heavy metal, esse é seu jogo!
Jogos de 2017 que ainda vou jogar e acho promissores: Wonder Boy, Seassons after Fall, Skylar & Plux, Furi. Esses já estão devidamente instalados e começo em breve, alguns até já experimentei um pouco.
Jogos do final de 2016 que joguei só agora e também gostei: Dishonored 2 - Jogaço, falei dele na página do face já... vale a pena conferir!
Jogos de 2017 que achei meio bosta: Ghost Recon Wildlands e Tekken 7 - Não vou ficar queimando eles, mas não curti...
Menções honrosas: Phantom Dust e Vodoo Vince Remastered - Dois clássicos do Xbox que estão disponíveis no One, o primeiro ainda é grátis. Vale a pena conferir, os dois são muito legais!
Por Paulo Recco