Xbox clássico

Conheça mais sobre o primeiro Xbox e seus jogos.

Xbox 360

O melhor console da história!

Xbox One

O mais novo membro da família Xbox.

Halo

O Universo da principal franquia do Xbox!

Gears of War

Conheça mais sobre a história de Gears!

14 de julho de 2020

A magia da franquia FABLE!



Salve Caixistas! Nessas últimas semanas com os recentes rumores sobre um novo Fable, resolvi jogar novamente a franquia que considero um dos grandes clássicos do Xbox.

Fazia tempo que eu não jogava algo dessa franquia, visto que joguei esses games lá atrás quando foram lançados! Me lembro até hoje do primeiro, que sempre foi o meu favorito, talvez por ter dado início a toda a magia que a franquia trazia ao console.

Sempre gostei muito de jogos do gênero e em 2005 eu fiquei interessado em ter um Xbox pela primeira vez, graças ao Fable, queria muito jogar o game e por isso troquei meu velho PS2 na época por um Xbox! Estranho né? Não migrei para o Xbox por causa do clássico Halo e sim pelo Fable! Claro que experimentei Halo também e acabei me apaixonando pela franquia de forma assustadora! 😂

Voltando ao Fable, dessa vez resolvi revisitar Albion jogando a edição Anniversary! Não havia jogado ela ainda! É o mesmo jogo clássico do primeiro Xbox mas com gráficos repaginados, por isso optei por revisitar ele assim. Apesar de alguns problemas com quedas de frame, o jogo me recordou aqueleas bons momentos vividos em 2005 com ele! 

Você começa sua aventura por Albion na cidadezinha de Oakvale, onde deu personagem ainda é uma criança e desde sua infância você começa a optar se quer ser uma boa criança ou se prefere fazer travessuras por Oakvale. Isso vai determinar o desfecho de sua aventura lá na frente! 

Você vai ver seu personagem crescer e envelhecer, vai ver ele se transformar em um grande herói ou em um temível vilão! Vai depender das suas escolhas e do seu comportamento, e isso era muito legal ente fazia querer jogar toda a jornada pelo menos por mais uma vez! Eu costumo fazer uma aventura bonzinho e a outra como malvadão! Até a escolha das armaduras você pode fazer para adaptar ao seu personagem!  Uso as mais claras para o bom e as escuras para o malvado, deixando ele com visual de assassino ou cavaleiro negro! Aliás esse lance de trocar as vestes do personagem também era sensacional para a época! Se quiser você joga de cueca, ou de vestido!

Coisas que hoje são até comum nos jogos, mas na época era muito legal e não tão comum de se ver! Outra coisa marcante era a forma de interagir con outros personagens no game! Você podia até se casar com alguém! Enfim, as possibilidades no jogo eram muitas! 

O mapa do jogo trás cenários que ficam na memória, tanto que eu lembrei de cada local que passei mesmo tanto tempo depois de jogar! A interação com o cenário é pequena para os padrões atuais, mas para a época não deixava a desejar! Você explora e pode encontrar itens enterrados, pode pescar, interagir com portas demoníacas que só abrem se você realizar ações específicas que realmente são passadas a você em forma de enigma.

Enfim, Fable é um RPG! Mas tem uma pegada bastante amigável para quem não está habituado a esse gênero e as vezes tem medo de jogar pela complexidade. Você terá aqui uma forma bem tranquila de progredir e evoluir, e também terá muita liberade para isso escolhendo os pontos que deseja melhorar e novas habilidades e magias que quer ou não desbloquear. Adapte o seu personagem ao seu estilo preferido de jogar!

Gosta de usar armas? Arco ou magias? Evolua as habilidades que desejar de forma a ter uma jogabilidade agradável e variada do início ao fim da jornada.

E a jornada? A história do jogo se desenvolve de forma leve, interessante, consegue te prender e te fazer querer conhecer mais daquele mundo e de seus personagens. E o jogo tem muita história pra te contar, seu universo é realmente fabuloso! 

Espero que a Microsoft confirme os rumores de um novo Fable, e que ele seja tão bom e marcante quanto foi este primeiro! Afinal temos um vasto universo da franquia a explorar e o gênero RPG sempre pode surpreender com inovação! Vamos torcer! 

Por Paulo Recco
GT: Precco